O rateio de energia realizado por consumos mensais esconde muitos problemas e limitações. Em centros comerciais, shoppings e grandes escritórios frequentemente os gestores se dão por satisfeitos se medidores individuais estão instalados para cada loja e o consumo de energia mensal é dividido de forma proporcional.

Esta forma de rateio é extremamente simples, mas oculta alguns segredos que podem prejudicar lojas individuais ou até o complexo como um todo. Um consumo médio mensal não aponta variações nos horários de consumo, por exemplo. Isto significa que espaços que consumam mais em horários de ponta acabam elevando o custo médio da energia para todos, mas não são penalizados quando o consumo médio mensal é aferido. De forma similar, espaços que utilizem equipamentos e aparelhos com baixo fator de potência estão prejudicando a qualidade de energia da rede dos demais usuários e potencialmente contribuindo para multas da concessionária; e isto pode não aparecer no seu consumo médio.

A monitoração contínua e individual do consumo de energia e fator de potência é a única forma de garantir que o rateio seja realizado de forma justa e que ações de eficiência possam ser tomadas de forma eficaz. Entre em contato com a SPDT e conheça o sistema que melhor se adequa a sua aplicação!

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *