O rateio de custos nas empresas muitas vezes é motivo de conflitos entre departamentos. Apesar das regras de divisão de alguns custos muitas vezes serem claras, a sua lógica é limitada pelas ferramentas disponíveis. O custo da energia elétrica é um deles, e muitas vezes a divergência da realidade custa caro.

Algumas empresas realizam o rateio de energia pela área ocupada por cada setor, outras pela quantidade de funcionários de cada departamento, para citar duas formas comuns. E algumas vezes, isto é próximo o suficiente da realidade.

Mas frequentemente, isto não faz sentido nenhum. Em supermercados por exemplo, setores com equipamentos de refrigeração ou fornos consomem muito mais que qualquer área de escritório. Em indústrias então, a comparação entre áreas produtivas e áreas de suporte não é nem um pouco similar a proporção de pessoal ou até mesmo de área utilizada. Não separar de forma correta estes consumos pode custar muito caro em impostos pagos além do necessário.

Além de trazer desigualdades no orçamento de diferentes setores e nas ações de eficiência energética, o rateio mal realizado pode estar aumentando o custo da operação da empresa. A SPDT fornece ferramentas para monitoração e alocação de custos de forma precisa e correta. Entre em contato conosco e conheça!

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *