Manter indicadores de performance (KPIs) é fundamental para a definição de metas de eficiência energética e para o acompanhamento de sua evolução. No entanto, quando se trata do consumo de energia elétrica, muitas empresas encontram dificuldades em mensurar de formar adequada seu progresso.

Comparar o consumo total de energia em diferentes períodos é bastante simples, mas pode ser enganoso. Durante um período de poucas vendas, uma indústria pode ter reduzido sua produção e consequentemente, seu consumo; mas isto não foi graças a ações de eficiência energética. De forma similar, um escritório que compare seu consumo total de energia elétrica durante o ano de 2020 com o ano de 2019, possivelmente verá redução; mas muito provavelmente pelo aumento da proporção de colaboradores remotos e não por ações concretas de eficiência energética.

Existem ainda outros diversos fatores que podem influenciar na comparação, como sazonalidade e temperatura. Possuir ferramentas que possibilitem isolar variáveis e mensurar de forma exata o resultado das decisões tomadas é fundamental para que os KPIs da empresa sejam reais, motivadores e eficazes.

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *